Operação lança de Neturno
cap:MOURA
Operação Lança de Neturno.
Em 01 de maio de 2011, em um discurso televisionado à nação, presidente dos EUA, Barack Obama confirmou que Osama Bin Laden havia sido morto naquele dia, como resultado de uma operação militar dos EUA, codinome Neptune Spear, pelas forças dos EUA de Operações Especiais no interior de um composto em Bilal, um subúrbio de Abbottabad, uma cidade de 100.000 habitantes em Khyber Província Pakhtunkhwa para a sede de uma das brigadas da 2 ª Divisão do Exército paquistanês, assim como a Academia militar paquistanês, o equivalente do país para a Academia Militar dos EUA em West Point.
Abadia está localizado entre o capital do Paquistão, Islamabad, e Peshawar, cerca de 30 quilômetros de Islamabad.
O composto foi declaradamente uma propriedade grande de milhões de dolares, construído cerca de 5 anos antes da operação, e se acreditava ter sido feito especificamente para Osama Bin Laden. Equipado com paredes 12-18 pés de altura e espessura coberto com arame farpado, várias paredes interiores, paredes de privacidade adicionais, e 2 portas de segurança, ainda assim não tinha acesso à Internet e telefone. Foi sugerido por autoridades norte-americanas que os habitantes do composto, provavelmente, tinha muito pouca interação com aqueles que os rodeiam. A Associated Press informou que Osama Bin Laden estava localizado a apenas 100 metros de distância de uma academia militar paquistanêsa. Embora a distância relatada entre os 2 locais variou na comunicação imediata, a localização do composto era claramente perto ou dentro da competência do Abbottabad Cantonment, controlado pelos militares paquistanêses.
Planejamento da Operação
A operação veio como resultado de uma liderança que surgiu pela primeira vez em agosto de 2010, em torno de um mensageiro de Osama Bin Laden que operam fora do Paquistão. A operação após meses de coleta de informações, e com o presidente Obama a presidir as 5 reuniões do Conselho de Segurança Nacional. A Agência Central de Inteligência (CIA), a National Security Agency (NSA) e National Geospatial-Intelligence Agency (NGA) foram observadas entre as agências de ter participado no esforço de coleta de informações. O correio foi relatado pode ter sido um antigo protegido de Khalid Sheik Mohammed.
O Washington Post relatou que o complexo usado por Osama bin Laden foi colocado sob vigilância extensiva pelos agentes da CIA, que incluiu o estabelecimento de um esconderijo nas proximidades, por meses anteriores à invasão. O esforço de vigilância foi muito caro, que exigia aprovação do Congresso para a realocação de milhões de dólares dentro dos orçamentos de várias agências para financiar a operação.
Após a invasão pela US Navy Seals, a casa onde se encontravam os agentes da CIA foi fechada.
O planejamento para o ataque em si também foi extenso. Foi relatado que envolveu a construção de uma réplica de tamanho completo do complexo e secções do complexo. Isto foi construído dentro de uma parte secreta de Base Aérea de Bagram.
O Raid
O ataque, foi conduzido pela US Navy SEALs da Naval Especial de Guerra Development Group (DEVGRU, também comumente referido como SEAL Team, seis e helicópteros do Exército dos EUA 160th Special Operations Aviation Regiment (Airborne) , foi concedido para minimizar a garantia danos e riscos para a não-combatentes no composto e civis paquistaneses na área.
A ordem final para a operação foi dado na manhã de 29 de abril de 2011. Ela consistia de uma inserção de helicóptero nos quatro cantos do perimetro do complexo e tambem na lage do edificio central que abrigava Osma Bin Laden,a invasão foi planejada para ocorrer de baixo para cima e de cima para baixo com supressão de fogo intenso com intenção de encurralar os que se abrigavam dentro do mesmo alem do fator de surpreza,contudo um dos black hauck cairam no momento do desembarque de tropas onde todo plano e surpresa foram perdidos.
Após a queda do helicóptero BH foi decidido que todos os desembarques fossem feito do lado externo dos muros onde os SEAL's foram obrigados a pular o muro assim que a luz foi cortada,após um tiroteio que se seguiu aida fora da construção principal as forças especiais invadiram o prédio que estava cheio de passagens e paredes falsas,alem disso houveram outros tiroteios no lado de dentro do prédio e todos seguranças de Bin Laden foram mortos no ultimo andar estava o alvo "geronimo"como foi chamado e depois de uma resistencia pequena acabou resultando na morte de Osama Bin Laden.
Diretor da CIA, Leon Panetta, disse que 25 Navy SEALs havia realizado o ataque. Acompanhando os EUA Navy Seal Team havia uma bomba-sniffing cão que tambem invadiu o complexo e segundo informações pode ter sido ele o causador principal dos ferimentos de Bin laden.
Operadores dos Estados Unidos ficaram em solo por aproximadamente 40 minutos onde além do alvo foram recolhidos inumeros documento ,planos e provas de Osama.
Fontes da mídia relataram que a inteligência paquistanesa foi envolvida em ajudar os Estados Unidos a capturar Bin Laden e que os agentes de inteligência paquistaneses estavam no chão durante a operação.
Os relatórios iniciais sugeriram que tropas paquistanesas estiveram envolvidas na operação. Más a posição oficial do governo dos EUA era de que o pessoal das forças paquistaneses não estiveram envolvidas na operação. Além disso, foi relatado que o governo paquistanês só foi informado da operação, após o fato,tanto que os Helicópteros fizeram todo o Vôo abaixo dos radares paquistaneses o que éra um perigo pois voaram e alta velocidade,a noite sem luar e entre as montanhas,de forma que os 7 pilotos da Airbone mais experientes atuaklmente foram escalados para tal operação.
Assistente do Presidente para a Segurança Interna e contraterrorismo John Brennan informou em uma coletiva em 02 de maio de 2011, que a Força Aérea paquistanesa ordenaram a decolagem de aviões de combate, em resposta ao ataque em quanto os helicópteros ainda voavam de volta ao litoral.
Em uma coletiva de imprensa da Casa Branca em 03 de maio de 2011, secretário de imprensa Jay Carney disse que Osama Bin Laden resistido à captura e foi baleado, mas que ele tinha sido desarmado. Fontes do governo informaram que ele foi baleado na cabeça. Seu corpo foi recuperado por forças norte-americanas e, posteriormente, autenticado como sendo o de Osama Bin Laden. Osama Bin Laden teria sido atribuído o codinome "Geronimo" durante a operação.
Após a autenticação, o corpo de Osama Bin Laden teria sido manipulado "de acordo com a prática islâmica e tradição" e depois sepultado no mar. Isto envolveu a lavagem do corpo do falecido e, em seguida, colocando-o em um lençol branco. O corpo foi colocado em um saco pesado, um oficial militar leu as observações religiosas, que foram traduzidos para o árabe por um falante nativo. Depois das palavras estarem completas, o corpo foi colocado sobre uma placa plana preparada, que foi inclinada para cima, até que o corpo morto deslisou para o mar. Nenhuma autópsia foi realizada sobre o corpo.
Durante a invasão, 3 outros homens, incluindo um acredita ter sido um dos filhos de Osama adultos foram relatados como mortos. Osama bin Laden foi morto posteriormente e disse ter sido no segundo andar do edifício-alvo.
Além disso, várias mulheres e crianças também estavam presentes no complexo. Uma mulher foi morta quando foi usada como escudo por Osama . Duas outras mulheres também ficaram feridas. Assistente do Presidente para a Segurança Interna e contraterrorismo John Brennan, disse em um briefing em 2 de Maio de 2011, que a mulher tinha sido utilizado como escudo humano para ou por Osama Bin Laden, e pode ter atacado as forças que conduziam a operação.
Defesa Sênior e oficiais da inteligência, disseram durante uma coletiva, mais tarde, 02 de maio de 2011, que a mulher que tinha sido morta tinha sido usado como escudo humano por um dos 4 homens em idade militar no complexo. Durante esse briefing, foi relatado que uma das mulheres que foi ferida estava com Osama Bin Laden e foi identificada como uma de suas esposas, possivelmente a mais nova. Osama viveu no complexo com 3 de suas esposas.
Em uma coletiva de imprensa da Casa Branca em 03 de maio de 2011, secretário de imprensa Jay Carney disse que a mulher que foi morta tinha sido morta no fogo cruzado e não tinha sido usado como escudo humano. Ele também disse que a mulher que estava com Osama Bin Laden e que foi ferida, havia corrido contra forças que conduziam a operação e que havia sido baleada na perna.
Durante a operação os militares americanos não foram feridos, embora um helicóptero dos EUA usado na operação foi originalmente relatado a ter sofrido uma falha mecânica que o levou a queda e teve que ser destruído. Os restos do helicóptero foram recuperados por membros do exército paquistanês após o ataque. Os relatórios iniciais, incluindo depoimentos de funcionários do governo dos EUA, que foram um total de 2 MH-60 Black Hawk e 2 helicópteros MH-47 Chinook do tipo havia sido usado na operação. Fotos subseqüentes dos destroços da aeronave que caiu sugeriu que um novo tipo, possivelmente incorporando de tecnologia stealth ou tecnologia de redução de ruído, tinham sido utilizados.
Resultado
O processo de autenticação usado para determinar o falecido como sendo Osama Bin Laden incluiu a confirmação visual pelas forças que conduziram o ataque "confirmação visual", por uma mulher no local identificado como uma das esposas de Osama Bin Laden, e confirmação visual por analistas da CIA de fotografias tiradas com fotografias confirmadas de Osama Bin Laden. Na manhã de 2 de Maio de 2011, CIA e outros especialistas na comunidade de inteligência realizaram a análise do DNA inicial combinando com uma partida de DNA praticamente 100 por cento do corpo contra o DNA de vários membros da família Bin Laden.
Centenas de dispositivos de armazenamento de mídia também foram recuperados durante o ataque. Esperava-se que uma gravação de Osama Bin Laden, áudio ou vídeo, surgiria após o ataque. Autoridades norte-americanas especularam que era provável que os partidários de Bin Laden tivessem uma gravação para ser divulgada aos seus partidários no caso de sua morte. Funcionários do governo dos Estados Unidos observaram, no entanto, que a Al-Qaeda era uma organização que vinha experimentando uma variedade de questões, incluindo problemas financeiros, bem antes da morte de Osama Bin Laden. Não ficou claro se há ou não alguém para reivindicar a recompensa de US $ 25 milhões que os EUA haviam colocado informações que levem à captura ou morte de Osama Bin Laden.
Em maio de 2011, os EUA lançaram uma série de vídeos feitos a partir do composto Abbottabad Osama bin Laden ao público. Os vídeos foram liberados sem som.
Nenhum comentário:
Postar um comentário